sábado, 14 de setembro de 2013

A Vaca (Gaav) 1969



Considerado o início da nova vaga iraniana, "A Vaca", de Dariush Mehrjui, representa um marco interessante no cinema iraniano. Simultaneamente fundamentado na sensibilidade do neo-realismo e libertado por toques narrativos surreais, funciona tanto como um drama humano em movimento como um pedaço ideológico subversivo. 
Masht Hassan (Ezzatolah Entezami) é apaixonado pela sua vaca. Trata-a como uma criança, saindo do seu caminho para deixá-la pastar nos campos abertos fora da cidade, e brincando com ela depois de um árduo dia de trabalho. Então, quando Hassan sai para o trabalho e a sua esposa descobre a vaca morta, a cidade reúne-se rapidamente para em conjunto chegar a uma solução. Eles resolvem esconder a vaca e dizer a Hassan que ela fugiu, mas logo descobrem que o seu plano tornou as coisas muito piores.
O filme é um drama subversivo, mas tem a sensibilidade estética de um filme de terror. A brusca, errática e irregular banda-sonora a algumas das cenas diurnas um toque perturbador. Este trabalho muitas vezes mina e distorce as imagens, sugerindo que o que se vê é uma artimanha para disfarçar o que realmente está a acontecer. A sensação desagradável que problematiza as intenções nobres da cidade. Da mesma forma, as sequências noturnas são permeadas com a escuridão. Embora isso possa ser devido a restrições orçamentais que fizeram escassa iluminação noturna, o resultado é que a noite mostra ao público o que a música provoca ao longo do filme, o lado escuro, sinistro e febril da cidade. Cria um monte de tensão, momentos de suspense, onde quse se espera um bicho papão para entrar em cena.
A parte emocional do filme é obtida pelo tempo que investe em Hassan. Os momentos de abertura passamos com ele, onde ele passa o tempo com a sua vaca e permite que o público entenda o impacto da morte do animal. Pode-se insensivelmente desconsiderar a seriedade do filme, porque, afinal, apenas uma vaca morreu, mas o filme faz questão de demonstrar o quão importante a vaca realmente era.  Há um pouco de comédia de humor negro em algumas partes posteriores do filme. O ritmo das reações e do modo como certos momentos são enquadrados permitem essa corrente de humor. Não é hilariante, tanto quanto é distante divertido e perversamente torcido.
"A Vaca" é um filme que trata a questão de um problema humano trágico, bem como um conto de horror torcido. É um daqueles filmes raros em que a história é tão comovente quanto é instigante, uma história de problemas tanto do coração como da distância, mas o suficiente para refletir sobre as suas implicações.

Link 
Imdb 

Sem comentários: