quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Piquenique em Hanging Rock (Picnic at Hanging Rock) 1975



"Uma história de fantasmas sem fantasmas, um enigma sem solução, uma intriga de repressão sexual sem sexo, o misterioso "Picnic at Hanging Rock", de Peter Weir, permanece alucinantemente elíptico.
A própria história é tão simples como enganadora: um grupo de estudantes de uma escola preparatória australiana só para raparigas faz um piquenique no deserto. Mas após uma subida delirante ao topo de uma conhecida colina, três alunas e uma professora desaparecem sem deixar rasto, avolumando-se a suspeita de que algo mais terrível do que uma simples brincadeira aconteceu naquele dia. com um agudo entendimento de que o medo do desconhecido com frequência anuncia o habitual papão, Weir recusa audaciosamente esclarecer muitos dos mistérios que permanecem no centro do seu brilhante filme. Quando uma criança reaparece, o seu espírito é um vazio total.
Tal como é descrita, a própria excursão revela-se um sonho febril ou uma alucinação, uma imagem trémula provocada pelo calor difuso do deserto, e o resto do filme goteja uma ameaça doentia, mesmo com Weir a recusar alinhar nos meios habituais de aumentar o suspense. Uma das excepções óbvias é a música electrónica de Bruce Smeaton, inquietante e fora deste mundo, sussurrando como um apelo vindo doutra dimensão." Joshua Kleine

Link
Imdb

Sem comentários: