quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Drácula (Drácula) 1979

Um navio naufraga perto de Whitby e o único sobrevivente é o Conde Drácula (Frank Langella), que chegou com grandes quantidades de terra da Transilvânia para levar para a sua residência em Carfax Abbey. Ele faz amigos, como o Dr. Seward (Donald Pleasence), que administra um asilo, a sua filha Lucy (Kate Nelligan), a amiga dela, Mina (Jan Francis) e Jonathan Harker (Trevor Eve), o noivo de Lucy. Acontece que Mina morre ao perder sangue demais, e Drácula enfrenta Van Helsing (Laurence Olivier), um caçador de vampiros que deseja aniquilá-la.
W.D. Richter, o argumentista, tinha escrito o argumento de "Invasion of the Body Snatchers" no ano anterior, e parte para este trabalho, que era uma adaptação de uma peça de teatro, que, por sua vez, era adaptada do "Drácula" de Bram Stoker, escrito em 1897. Muitas diferenças no argumento, e John Badham na realização. Ele que tinha realizado "Saturday Night Fever", no ano anterior, e queria libertar-se um pouco da imagem que esse mega sucesso lhe deixara. E, de certa forma conseguiu, pois realizou uma série de filmes em registos diferentes, na década de oitenta, embora a maioria dos seus filmes fosse para um público mais juvenil, como os casos de "War Games" e Short Circuit".
Neste filme Badham consegue criar uma atmosfera bastante competente, necessária para nos introduzir ao mundo do vampiro, recuperando alguns elementos estéticos do clássico de 1931 juntando o máximo de referências narrativas e simbólicas, tanto do livro como do género terror.
Um destaque para a interpretação de Frank Langella, que embora não sendo das melhores, acabaria por ser bastante interessante. O elenco de apoio também era de muito valor, com destaque para Laurence Olivier e Donald Pleasence.

Link
Imdb

Sem comentários: