quinta-feira, 17 de setembro de 2015

My Brilliant Career (My Brilliant Career) 1979



Início do século XX, Austrália. Sybylla (Judy Davis), uma jovem determinada, não aceita casar-se com Harry Beecham (Sam Neill), preferindo aceitar um emprego de governanta na casa de um vizinho, com quem o seu pai tem uma dívida. Apesar de amar Harry, Sybylla deseja manter a independência e perseguir o sonho de tornar-se escritora.
Primeira realização de Gillian Armstrong, e primeiro papel de protagonista para Judy Davis. A história é baseada numa novela autobiográfica de 1901, da autoria do jovem de 16 anos Miles Franklin, que documentava a tentativa de uma jovem de espírito independente em se tornar escritora.
Judy Davis está maravilhosamente viva como a excêntrica heroína que irrita a sua mãe, e deixa perplexa a sua avó rica, enquanto anda por festas e jantares e tem um caso formal. "My Brilliant Career" aproveita o melhor das deslumbrantes paisagens australianas, demonstrando a sua verdadeira beleza, levando-nos para uma viagem ao interior da Austrália.
A história em si é bastante interessante, principalmente se o espectador se colocar no contexto histórico e perceber o quão inovadora uma mulher como Sybylla teria sido no seu tempo. Também foi um filme muito importante no panorama do cinema australiano. Foi o segundo filme australiano a ser escolhido para a competição da Palma de Ouro em Cannes, além de algumas outras nomeações, como os Globos de Ouro e um Óscar pelo melhor Guarda Roupa. Embora muitos dos seus elementos chave tenham perdido a importância com o tempo, e a estrutura tradicional em três actos possa revelar-se insatisfatória para alguns, a importância global, e a beleza deste filme, não podem ser esquecidas.

Link
Imdb

Sem comentários: