segunda-feira, 7 de setembro de 2015

A Grande Jogada (The Brink's Job) 1978

Após um longo período de pouca sorte, o pequeno criminoso Tony e o seu gangue conseguem roubar um dos transportes de segurança da Brink e levar 30.000 dólares. Surpreendentemente, o golpe não chega à imprensa. Tony chega à conclusão que o quartel general tem uma segurança com um nível inacreditavelmente baixo. Por isso, começa a preparar um grande golpe...
"Sorcerer" foi um fracasso na bilheteira, e isso deixou mossa nas contas de William Friedkin, que teve de partir para um projecto mais barato. Surge assim "The Brink's Job", uma adaptação de um livro de Noel Behn, com argumento de Walon Green, e produzida por Dino de Laurentis. O filme era baseado em factos reais, ocorridos na década de 50.
Friedkin concentra-se, com a sua habilidade do costume, nos pequenos detalhes do assalto, mas com uma espécie de alegria irónica, é uma pequena cidade, e toda a gente parece saber o que Tony está a tramar, mas ninguém se importa. A comédia começa a fluir dos seus personagens, e das suas interacções, embora Friedkin a impeça de se tornar satírica.
O filme vale também pelo grandioso elenco: Peter Falk no papel principal, e um enorme elenco de apoio: Peter Boyle, Allen Garfield, Warren Oates, Gena Rowlands, Paul Sorvino...chega?

Link
Imdb

Nenhum comentário: