quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Os Olhos Sem Rosto (Les Yeux Sans Visage) 1960



O tipo de filme de terror normalmente referido como "poético", mas que poderia facilmente ser descrito como "lento", "Les Yeux Sans Visage" é um marco no filme de género pelo simples facto de que mostra apenas o quanto assustador algo tão simples como uma máscara pode ser. Livre e limpo como os filmes de terror modernos são barrocos, "Les Yeux Sans Visage" é um filme acerca de um génio louco, mas qual é o génio que não tem um pouco louco? O médico, o Dr. Génessier (Pierre Brassuer), com uma predilecção para a realização de transplantes de tecidos vivos e cuja filha acaba de morrer num acidente de carro, deixando-o a bater mal na sua propriedade enorme, fora de Paris, com a sua fiel assistente, Louise (Alida Valli). Mas a filha do médico, Christiane (Edith Scob), não está morta, mas sim com o rosto terrivelmente desfigurado, fica sozinha no quarto (sem espelhos) usando uma simples máscara branca, enquanto o médico trabalha para lhe devolver o rosto.
O problema com a sua técnica é que ela requer novos tecidos, e por isso uma série de jovens parisienses começaram a desaparecer nos últimos tempos, guiadas para um pérfido destino por Louise, cujo próprio rosto tinha sido perfeitamente restaurado pelo médico, e que agora o segue como uma serva, embora seja capaz de tudo pelo patrão. O realizador Georges Franju traz a esta triste história, pelos autores de Diabolique e Vertigo, Pierre Boileau e Thomas Narcejac, um humor irónico, por vezes ajudado pela maravilhosa banda-sonora de Maurice Jarre. Mas o tom aqui é muito mais uma afluência da alienação, como Christiane, possivelmente levada à loucura pelo trauma, perambula na sua máscara branca e preocupada como é perfeitamente compreensível, com os dilemas sobre os métodos do seu pai. Embora este filme tenha alguns toques surreais admiravelmente leves, sabe como manter os choques para os momentos certos, que não podem superar a ligeireza da história, o excesso de confiança do filme na sua imagem central da mascarada Christiane (que, deve-se dizer, a sua figura fica gravada na nossa mente durante alguns dias). Inspirado por Jean Cocteau, assim como por Tod Browning ou Jacques Tourneur "Les Yeux Sans Visage" é um filme assombroso, quase hiper-real. Cada sequência tem uma precisão inevitável, o mesmo sentido de destino inelutável que gira em Vertigo, dos mesmos autores.

Link
Imdb

3 comentários:

Rato disse...

Este filme já faz parte há alguns anos da minha colecção de DVDs e é realmente um clássico apaixonante. Volto a ele muitas vezes

Anónimo disse...

já não está disponível... é possível um novo link, Chico? Obrigado!

Anónimo disse...

Um novo link? Please?