segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Disparem Sobre o Pianista (Tirez Sur le Pianiste) 1960



Charlie Kohler é um pianista empregado num bar, e por quem a empregada de mesa Lena está apaixonada. Um dos irmãos de Charlie, Chico, um fora da lei, refugia-se no bar, porque é perseguido por dois gangsters, Momo e Ernest. Vamos descobrir que o verdadeiro nome de Charlie é Edouard Saroyan, antes um famoso pianista que desistiu depois do suicídio da sua mulher. Charlie agora vai ter de lidar com Chico, Momo, Ernest, Fido (o seu irmão mais novo), e Lena...
Segundo filme de François Truffaut, e primeira viagem do realizador pelo submundo do crime, adaptando uma novela de David Goodis, autor da história original do que seria o filme de Bacall e Bogart, Dark Passage. O resultado, "Tirez sur le Pianiste", é um policial pouco convencional, e de certa forma sente-se como mais perto do território do Godard, do que qualquer outro filme que Truffaut tenha feito, algo como um pastiche de género. Contém muitos pontos em comum com o film noir: um protagonista com um passado assombrado, um longo flashback, mortes trágicas, personagens obscuras, tiroteios, bares esfumaçantes e uma música sensual. 
Há uma sensação de que qualquer coisa pode acontecer, que vale a pena explorar qualquer detalhe...mas ainda assim os personagens têm um destino a cumprir. Mesmo num noir da Nouvelle Vague o destino tem a palavra final. A vivacidade da realização, montagem e fotografia servem apenas de contraponto para a dura realidade vivida no submundo do crime, da fragilidade humana diante de um mundo dificil. 
As interpretações principais são todas muito interessantes. Temos um Charles Aznavour de queixo quadrado e olhos tristes, a fazer um protagonista convincente, Marie Dubois como uma mulher bonita e leal, e um Albert Rémy a transportar a mesma aura de maldade que trouxe para "Les Quatre Cents Coups". Com uma série de surpresas, e uma excelente banda sonora de Georges Delerue, Truffaut consegue construír um dos seus mais memoráveis e divertidos filmes, cheio de momentos maravilhosos. 

Link 
Imdb

Nenhum comentário: