terça-feira, 11 de junho de 2019

Shoah (Shoah) 1985


Há dois filmes essenciais (ou absolutos) sobre o holocausto na história do cinema, um é o filme de Alain Resnais “Nuit et Brouillard” e outro é “Shoah”, a obra mais que absoluta sobre o holocausto, uma monstruosidade melancólica e desoladora que rompe “fronteiras” a todos os níveis, que emerge das cinzas hediondas que restaram do maior genocídio do século XX e nos apresenta/expõe a realidade dos campos de concentração nazis sem recorrer a qualquer filmagem histórica de época - e é aí, e não só, que reside o elemento capital para a grandiosidade deste filme de mais de 9 horas. Falar de “Shoah” não é fácil, nem será com toda a certeza suficiente o que quer que seja que se escreva sobre o filme, até porque já muito se disse e já quase tudo foi dito. 
Lanzmann demorou mais de uma década para recolher todo o material do qual resulta “Shoah”, o seu “trabalho” de uma vida que, de entre pesquisas, entrevistas e viagens, é um testemunho (ou vários) dos sobreviventes. No fundo do seu imo, “Shoah” é, como o próprio Lanzmann disse, um filme da memória no presente, uma exposição/apresentação (a que acarreta a negação da representação) do que foi o holocausto pela voz daqueles sobreviventes (testemunhas, vítimas e carrascos) e pela voz (e esta talvez a mais significativa e absoluta) do silêncio dos locais por onde passa (desde os campos de concentração de Chelmno, Treblinka e Auschwitz-Birkenau, até ao gueto de Varsóvia). 
Portanto, é no terreno das memórias pessoais de todos aqueles testemunhos que Lanzmann consegue “arranjar”, que “Shoah” se move e se transcende, é no silêncio daquelas imagens dos locais onde o horror viveu outrora que as sensações do indizível e do horror do extermínio são, de alguma forma, transmitidas (ainda que, como Lanzmann diz, o horror absoluto seja intransmissível). “Shoah” é O monumento sobre o holocausto, é A obra cinematográfica… é, mais palavras do próprio Lanzmann, a incarnação da verdade! Absoluto.
Texto de Álvaro Martins.

Parte 1
Parte 2
Imdb

1 comentário:

Hed Neves disse...

Oi. Poderiam repostar o filme Shoah?

https://mytwothousandmovies.blogspot.com/2019/06/shoah-shoah-1985.html