terça-feira, 18 de junho de 2019

Fimfárum Jana Wericha (Fimfárum Jana Wericha) 2002


"Fimfárum Jana Wericha" está dividido em cinco histórias independentes, cada uma das quais é derivada de uma lenda Checa. A primeira delas, "Quando caem as folhas do carvalho", conta como um agricultor embriagado faz um pacto com o diabo, a quem posteriormente o homem engana. O segundo, "Fearless Frankie", relata como o pai de um jovem que tem medo de nada manda o seu filho para passar uma noite numa taverna onde os espíritos dos mortos se reúnem para jogar. O terceiro, "Mean Barbara," gira em torno dos esforços de várias pessoas de dispor do corpo de uma mulher velha avarenta. A quarta, "um sonho cumprido", é sobre um agricultor idoso que desperdiça o seu dinheiro a jogar na lotaria, e o último conto, "Fimfárum", centra-se num ferreiro com uma mulher infiel que é forçado a executar uma variedade de impossíveis tarefas.
Um maravilhoso filme animado de marionetas baseado em algumas histórias do actor e argumentista checo Jana Wericha e realizado pela dupla Vlasta Pospísilová e Aurel Klimt. Um filme que demonstra o domínio do povo checo no uso de marionetas, dando vida e expressão a inexpressivos pedaços de madeira. 
Uma narrativa tradicional com uma voz de narrador a dominar o filme, neste caso o próprio Wericha, as histórias são ligadas por imagens reais de Wericha e a sua grande barriga a comentar sobre elas. Os contos são como as antigas fábulas costumavam ser, com uma grande compreensão da natureza humana e os seus vícios sociais. 
Longa metragem legendada em português.

Link
Imdb

1 comentário:

Anónimo disse...

delicioso. obrigado!