sábado, 22 de junho de 2019

Days of Winter (Fuyu no hi) 2003

Filme animado e dirigido por Kihachiro Kawamoto. É baseado num dos renku (colaborações de poemas ligados), uma coleção de 1684 do mesmo nome, do século 17 do poeta japonês Basho.
A criação da animação seguiu a tradicional natureza colaborativa do material de origem – o visual para cada uma das 36 estrofes foram criado independentemente por 35 animadores diferentes. Assim como muitos animadores japoneses, Kawamoto chamou os principais nomes da animação de todo o mundo: Mark Baker, Jacques Drouin, Taku Furukawa, Co Hoedeman, Yuri Norstein, Raoul Servais, entre outros.
Cada animador foi convidado a contribuir com pelo menos 30 segundos para ilustrar a sua estrofe, e a maior parte das sequências são menos de um minuto. O filme tem a duração de 39 minutos.
Fuyu no Hi venceu o Grand Prize of the Japan Media Arts Festival em 2003. Fuyu no Hi é uma colaboração incrível, visualmente deslumbrante dos maiores mestres de animação do mundo, unindo forças para criar um renku visual, um estilo de poesia específica para o Japão em que compositores escrever um poema como um grupo, cada poeta cria um verso diferente.
Legendas em português.

Link
Imdb

Sem comentários: