quinta-feira, 27 de junho de 2019

O Inventário Fantasma (L'inventaire Fantôme) 2004

O oficial de justiça Soms vai a casa de um velho cavalheiro condicionado a uma cadeira de rodas, colecionador de sua condição, para fazer um inventário. O colecionador explica ao oficial de justiça que ele coleciona "memórias que já ninguém quer", e este enquanto inspeciona a casa descobre uma porta que o leva a um lugar enorme, onde são armazenados milhões de objectos.
Também realizada em França, tal como a curta anterior, na Angoulême por Frank Dion, na sua primeira obra, , "l'inventaire Fantome" é uma mistura inteligente de stop-motion e design assistido por computadores. As marionetes, manuseadas com um cuidado especial que não ficaria a dever nada a um Ray Harryhausen, ganham vida em decorações feitas à mão, mas retocadas de forma digital a partir de então, para acentuar os efeitos das luzes e outros efeitos das texturas. 
Encontramos uma atmosfera surreal e fantasmagórica, com decorações enormes, objectos antigos (estátuas, espelho, livros antigos,  e um rádio que toca apenas tango…) trajes da época (a acção passa-se na reconstrução de uma Paris do século XIX), aparições fantasmagóricas, em suma, uma viagem ao passado, onde os pesadelos da juventude nunca estão longe. 
Legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: