terça-feira, 11 de junho de 2019

Festival Stop Motion

"Stop Motion em inglês ou quadro-a-quadro é uma técnica de animação muito usada com recursos de uma máquina fotográfica ou de um computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, sendo os mais comuns a madeira de árvore que tenha troncos e a massa de modelar modelos. No cinema o material utilizado tem de ser mais resistente e maleável visto que os modelos precisam durar meses, pois os eventos de moda para cada um tem um desgaste diferente. Nem toda animação em stop motion é composta apenas por objetos, atores humanos também podem ser utilizados. São necessários aproximadamente 24 quadros para criar um segundo de animação. Dependendo do processo, são tiradas até 600 fotos ou mais dos artistas. Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Esses quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento. Nessa fase, podem ser acrescentados efeitos sonoros, como fala ou música."

Esta é a definição de Stop Motion mais conhecida, e este será o tema do primeiro Festival do My Two Thousand Movies. Primeiro, porque de futuro haverá mais, com certeza.

Ao longo de 3 a 4 semanas, passarão por aqui cerca de 50 filmes de animação em Stop Motion, entre curtas e longas metragens, de todos os cantos do mundo, da Europa do Leste à Austrália, passando por Portugal.
Sempre que possível os filmes serão acompanhados de legendas em português, e esta selecção irá cobrir o período entre 2000 e 2009.

Espero que gostem. Até já.


Sem comentários: