quinta-feira, 13 de junho de 2019

Adazhio (Adazhio) 2000

"Adazhio" é um milagre da animação de 10 minutos, criado pelo mestre da animação russa Garri Bardin, que usou como técnica o dobramento de papel, também conhecido como técnica do origami, porque achava que o "Adágio" é a sua solução visual exigia o papel como material perfeito. Bardin e a sua equipa de animadores demoraram 9 meses para produzir esta curta-metragem, tentando mover manualmente estas estranhas criaturas de papel, meio homens, meio pássaros.
"Adazhio" é uma parábola filosófica que explora o conflito entre um herói e a multidão, e é vagamente inspirado num conto do popular escritor russo Maxim Gorky, sobre um jovem chamado Danko e o seu coração ardente. Na história Danko pertencia a uma tribo de homens fortes que eram forçados a recuar pelos seus inimigos para as profundezas de uma floresta escura e cheia de pântanos. Danko, jovem e corajoso, acreditava que havia uma saída da floresta hostil, e corajosamente guiou as pessoas da tribo. Mas depressa eles começaram a resmungar, alimentados pelo medo da escuridão, com a frustração e a raiva a começarem a crescer.
Nesta curta-metragem Bardin medita sobre vários assuntos: intolerância a diferentes opiniões e religiões, ignorância e falta de vontade de aprender as lições da história, suspeição que rapidamente se transforma em ódio para com alguém que se destaca. É mais fácil adorar um herói morto do que segui-lo quando ele está vivo. "Adazhio" é uma fabulosa obra de arte, produzida por um artista conhecido pelo seu sentido de material quase sobrenatural.
Filme sem diálogos.

Link
Imdb

Sem comentários: