sábado, 1 de agosto de 2015

El Condor (El Condor) 1970

Luke (Jim Brown), um fugitivo, e Jaroo (Lee Van Cleef), um prospector de ouro solitário, juntam-se a um grupo de índios Apaches, no México do Século XIX, para capturar uma grande fortaleza, fortemente armada para proteger os milhões (ou bilhões) de dólares em ouro, que lá dizem estar armazenado.
O western violento ganhava cada vez mais destaque, sobretudo depois do sucesso de "The Wild Bunch", de Sam Peckinpah. Realizado em 1970, no mesmo ano de "Soldier Blue", que levantou muitas ondas de choque pela violência tão gratuita, "El Condor" é um filme que deve muito ao western spaghetti. Tem uma das suas principais estrelas, Lee Van Cleef. Foi filmado na região de Almeria, local onde, como se sabe, foram rodados a maioria destes filmes. Mas ficou-se por aí.
Na realização tínhamos John Guillermin, um realizador tarefeiro normalmente encarregado de filmes de acção, veio mais tarde a realizar obras de destaque, como "The Towering Inferno" ou "King Kong". E o argumento é da autoria de Larry Cohen, que ainda não tinha 30 anos nesta altura, e que quatro anos depois iniciaria a saga "Its Alive". Este "El Condor" é um filme de interesse moderado.

Link
Imdb

1 comentário:

Emanuel Neto disse...

"El Condor" é um bom western, com um bom elenco e excelentes paisagens. A fortaleza que dá o nome ao filme foi construída no deserto de Tabernas (mesmo ao lado do parque temático Western Leone) mas infelizmente hoje só restam algumas ruínas. Aproveito para dizer que este filme não foi feito na cidade de Almería mas sim na região de Almería (Tabernas, Los Albaricoques...). A cidade de Almería fica à beira mar na costa sul da Espanha.