segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Ecstasy of Angels (Tenshi no Kôkotsu) 1972

Um grupo de anarquistas, que vestem roupas da moda e vivem em apartamentos elegantemente mobilados,  entram num depósito de armas e roubam algumas caixas com explosivos. Há um tiroteio com o exército e o líder do grupo anarquista é cego. Ele consegue fugir, mas o grupo agora começa a dividir-se, e começam a criar conflitos entre os seus  membros.
Kôji Wakamatsu, líder do movimento do cinema experimental japonês, foi um cineasta cuja carreira bizarra se prolonga desde o inicio dos anos sessenta, e vai até ao final dos anos noventa, fazendo o trabalho de outros contemporâneos seus, como Seijun Suzuki, parecer demasiado agradável, comparado com a sua obra.
Este trabalho dividi-se entre a art house e o "pink movie", uma espécie de cinema softcore, filmes carregados dramaticamente que eram dominantes no cenário interno japonês do anos sessenta e setenta (havia um outro subgénero, chamado roman porn, que era feito com filmes mais explícitos sexualmente). O estilo visual do filme vai buscar grandes influências ao expressionismo, com uma iluminação forte, e takes longos com especial foque nas cenas de interiores, misturado com shots de exteriores de câmara ao ombro.

Link
Imdb

Sem comentários: