quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Punishment Park (Punishment Park) 1971

1970: a guerra no Vietname está escaldante. O presidente Nixon decidiu fazer um bombardeamento ao Camboja. Há protestos públicos massivos, nos Estados Unidos e um pouco por todo o mundo.Nixon declara estado de emergência nacional, e activa - pressupomos no filme - a Lei de Segurança interna de 1950 (McCarran Act) que autoriza as autoridades federais, sem recorrerem ao Congresso, a deterem pessoas que são julgadas como "um risco interno à segurança".
Numa zona desértica do Sudoeste da Califórnia, não muito longe das tendas onde um tribunal civil está a passar sentenças (na maior parte a estudantes universitários) encontramo-nos no National Punishment Park,  e descobrimos as regras do "jogo", a que as pessoas são obrigados a submeter-se como parte da alternativa que escolheram em vez do aprisionamento numa penitenciária. Duas equipas de documentaristas, uma da Alemanha Ocidental e outra da Grâ-Bertanha seguem dois grupos de detidos. Um grupo está a ser acusado através de um tribunal, enquanto o outro já escolheu a opção do Punishment Park. Resta saber exactamente o que é o Punishment Park.
Peter Watkins já tinha uma reputação de provocador desde a década de 60, desde que realizou "The War Game" em 1965, que ficou banido da BBC durante vinte anos. "Punishment Park" era tão incendiário como o documentário anterior. O estilo de pseudo documentário é complementado pelas técnicas de improvisação que Watkins utilizou.
A tensão aumenta ao longo do filme, e fica cada vez mais claro que o "Punishment Park" não é sobre a educação ou sobre a reabilitação, mas é um jogo sádico e cínico, semelhante ao que Pasolini viria a fazer alguns anos depois com "Saló ou os 120 Dias de Sodoma", uma experiência a que os prisioneiros têm pouca esperança de sobreviver.

Link
Imdb

Sem comentários: