quarta-feira, 5 de agosto de 2015

A Terceira Parte da Noite (Trzecia Czesc Nocy) 1971

O cenário é a Segunda Guerra Mundial, a invasão da Polónia pela Alemanha. Um homem testemunha a sua esposa e o filho serem brutalmente assassinados, e a sua mente leva-o para estranhos lugares enquanto ele tenta continuar a sua vida. Cruza com uma mulher grávida que se parece com a sua esposa, mas onde quer que ele vá encontra a morte e a violência brutal.
Filme de estreia de Andrzej Zulawski, que já aqui explora temas que serão recorrentes nos seus futuros filmes. Temas que traçam paralelos entre o amor que obriga a assumir riscos, e encontros com a morte que obrigam a viver a vida.
A guerra de Zulawski parece que nunca vai acabar, o que faz sentido, se considerarmos a posição da Polónia quando o filme foi feito, ainda sob o jugo de uma força invasora. Tal como os protagonistas de "Soldier of Orange", ou "Black Book", de Paul Verhoeven, a resistência de Zulawski parece nunca conseguir alguma coisa, e a única missão descrita é uma tentativa fracassada de resgatar o sósia de Grizzly. Derivando o título do filme a partir de um apocalipse bíblico, o realizador cria uma poderosa sensação de pesadelo. 

Link
Imdb

Nenhum comentário: