terça-feira, 11 de agosto de 2015

O Corno de Cabra (Kozijat Rog) 1972

No séc. XVII, quando a Bulgária se encontra sob domínio islâmico pelo império otomano, uma menina testemunha a violação e assassinato da sua mãe, pelos senhores feudais turcos. O pai dela leva-a para os montes, onde lhe dá uma educação e treino violento de rapaz, e incute nela a vontade de vingança.
História de guerra épica, "Kozijat Rog" foi o filme mais visto de sempre na Bulgária. Em 1972 foi visto por 3 milhões de espectadores, de um população de 8 milhões.
Uma das melhores adaptações para cinema de uma curta história de Nikolai Haitov, aqui ajudado pelo realizador Metodi Andonov, este filme é ao mesmo tempo uma parábola e uma tragédia, reveladas através de um diálogo muito escasso, e uma grande tensão dramática, denunciando a violência contra a natureza humana, e defendendo o direito à liberdade pessoal.
Metodi Antonov era especialista em dramas psicológicos intensos, e depois deste filme era uma das grandes promessas do cinema búlgaro. Infelizmente falecia dois anos depois, com 42 anos de idade.

Link
Imdb

Sem comentários: