domingo, 2 de agosto de 2015

O Sol Branco do Deserto (Beloe Solntse Pustyni) 1970

Um soldado do Exército Vermelho chamado Sukhov tem lutado na Guerra Civil Russia por muitos anos. Quando está quase a regressar para casa, para ir ter com a sua esposa, é-lhe incumbida a missão de proteger o harém de um líder guerrilheiro. Este é procurado pelo Exército Vermelho, fugiu e deixou para trás todas as suas mulheres. A missão que parecia fácil, torna-se mais difícil do que aparentava...
O estatuto de "O Sol Branco do Deserto" na Rússia, só pode ser comparado ao estatuto de filmes como "Star Wars", "The Godfather" ou "Gone With the Wind" no Ocidente. Vladimir Motyl disse que filmes como "Stagecoach" ou "High Noon" o influenciaram, e descreveu-o como sendo um "cocktail" de contos de aventuras russos com westerns. Inicialmente o filme foi oferecido a vários realizadores, que o recusaram, como Andrei Tarkovsky ou Andrei Konchalovsky. Este segundo, disse que apenas um actor americano poderia ser protagonista, e que o argumento era fraco. Até mesmo o próprio Motyl começou por recusar a oferta, mas depois acabou por aceitar porque não teve alternativas de trabalho. 
Acabou por se tornar um sucesso, ultrapassando os 34 milhões de espectadores no seu país de origem. Em 1988 recebeu um prémio do presidente Boris Yeltsin por ser culturalmente significante. Mesmo assim continua a ser pouco conhecido no Ocidente.

Link
Imdb

Sem comentários: