terça-feira, 11 de agosto de 2015

O Rei de Marvin Gardens (The King of Marvin Gardens) 1972

Jack Nicholson e Bruce Dern interpretam dois irmãos afastados, David e Jason, o primeiro um apresentador de um programa de rádio depressivo, o segundo um ex-condenado extrovertido. Quando Jason arrasta o irmão mais novo para uma lúgubre Atlantic City, e para um esquema imobiliário fraudulento, os eventos em direcção à tragédia começam a ser irreversíveis.
Depois de vários anos em papéis menores, Jack Nicholson atingiu o estatuto de vedeta com Easy Rider (1969) e Five Easy Pieces (1970), logo seguidos por uma sequência de sucessos do público e da crítica, como "Carnal Knowledge", "Chinatown", "The Last Detail" ou "One Flew Over the Cuckoo´s Nest". Mas no meio destas obras houve um que foi um fracasso de público e de crítica, e que hoje é um filme de culto, muito mais reconhecido, e que talvez não tenha sido compreendido por ter sido um dos filmes mais pessimistas do seu tempo.
"The King of Marvin Gardens" é uma obra cheia de momentos surreais e diálogos obscuros, com a cidade a ser fotografada em toda a sua desolação, e toda a sua beleza decadente por László Kovácscorrect, que também fotografou "Easy Rider" e "Five Easy Pieces". O filme é melhor visto em conjunto com "Atlantic City", realizado quase uma década depois por Louis Malle. 

Link
Imdb

Sem comentários: