sábado, 7 de fevereiro de 2015

Ted Kotcheff - Antes do Rambo

É de uma estranha ironia que um dos filmes australianos mais importantes de sempre, e que lançou o movimento da nova vaga do cinema australiano, influenciando realizadores como Bruce Beresford, Fred Schepisi ou Peter Weir, foi na verdade de um canadiano. Ted Kotcheff era o realizador, e o filme chamava-se "Wake in Fright". Um odisseia desoladora de um professor que fica encalhado numa pequena localidade do interior. Uma autêntica obra de culto que de repente desapareceu de circulação, e que se julgava perdida durante 30 anos. Uma cópia reapareceu na década passada, e o filme voltou a ser falado entre os circuitos mais alternativos.
Durante anos aconteceu à reputação de Kotcheff o mesmo que aconteceu com o filme. Hoje é mais conhecido por ser o realizador de "First Blood", o primeiro Rambo, realizado em 1982. Podemos mesmo dividir a carreira deste realizador em duas fases, o "antes de Rambo", e o "depois de Rambo". A fase posterior ao filme protagonizado não é das melhores. Muitos filmes para televisão, muitos filmes fracassados, apesar de ter conseguido um êxito com a comédia "Fim de Semana Com o Morto", uma agradável surpresa do final dos anos 80.
Pela altura de ter realizado "First Blood" Kotcheff já tinha uma carreira considerável, já vinha a realizar filmes à cerca de 20 anos, sempre em direcção oposta às tendências de Hollywood. Era um dos chamados "mavericks", realizadores que se opunham ao sistema comercial e que por causa disso os seus filmes nunca foram muito bem vistos.
Claro que aqui no M2TM gostamos muito destes realizadores, e um dos meus objectivos para 2015 é de recordar alguns destes realizadores esquecidos nos anos 70, e vamos começar exactamente por Ted Kotcheff.
Infelizmente vou ter de deixar de fora um dos seus filmes mais importantes: "The Apprenticeship of Duddy Kravitz", vencedor do Urso de Ouro em Berlim, em 1974.

Aqui fica a programação da Semana:


Segunda: "Life at the Top" (1965)

Terça: "Wake in Fright" (1971)

Quarta: "Billy Two Hats" (1974)

Quinta: "Fun with Dick and Jane" (1977)

Sexta: "Who Is Killing the Great Chefs of Europe?" 1978

Espero que o ciclo seja do vosso agrado.


Sem comentários: