quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Amigos Até ao Fim (Billy Two Hats) 1974



Um "buddy western" que contava com Gregory Peck no papel de um velho escocês chamado Deans, e Desi Arnaz Jr. no personagem do título, como um mestiço. Os dois são assaltantes de bancos, perseguidos por um Xerife (Jack Warden) que não consegue perceber a amizade destes dois, principalmente porque é um solitário e um racista.
"Billy Two Hats" foi o primeiro western americano a ser filmado em Israel. Realizado por Ted Kotcheff, o filme era produzido por outro canadiano, Norman Jewison, que na altura contava já com um considerável número de êxitos, como "In the Heat of the Night" (1967) ou "Fiddler on the Roof" (1971). Com o envolvimento de Jewison, não seria de estranhar que o filme tivesse foco nas questões sociais - neste caso as relações raciais, já que um dos protagonistas era meio índio. Por isso mesmo, era um western um pouco estranho, mesmo tendo em conta que o filme fosse de 1974, e já houvesse uma maior liberdade de movimentos no cinema americano. Temos dois protagonistas a interpretarem papéis de etnias diferentes da sua. 
Se Gregory Peck era uma velha estrela em declínio, tal como o género aqui retratado, o western, Desi Arnaz Jr tinha apenas 20 anos quando aqui apareceu como protagonista. Era filho da actriz Lucille Ball e do actor e músico cubano Desi Arnaz.A sua carreira como actor nunca foi muito mais longe do que algumas séries de televisão ou telefilmes, por isso mesmo este papel de protagonista era um caso raro. Já Jack Warden aparece muito bem no papel do solitário xerife, movido muito mais pelo ódio do que pela vontade de fazer cumprir a lei.
O argumento acaba por se tornar secundário, perdendo para o simbolismo e a mensagem, que pareceram pretensiosos e arrogantes para o período em que foi feito.  

Link
Imdb

Sem comentários: