domingo, 22 de fevereiro de 2015

O Triunfo da Vontade (Triumph des Willens) 1935



"O Triunfo da Vontade" mostra-nos muitos membros do Partido Nazi assim como soldados, marchando ao som de música clássica, cantando, jogando e cozinhando; também inclui trechos sonoros de discursos dados por vários conselheiros para Adolf Hitler, porções de discursos do próprio Hitler. O filme tenta mostrar como os alemães mostravam a sua lealdade à pessoa de Hitler.
Documentário altamente controverso da demonstração do poder Nazi nos anos que antecederam a guerra. Ao mesmo tempo é um filme grande e poderoso, elogiado pelo mundo do cinema, que tem sido uma influência incalculável ao longo dos anos, para caminhos cinematográficos posteriores, fossem eles documentários ou obras de ficção. No entanto, ao mesmo tempo, é igualmente detestado, visto como uma ameaça (ainda é proibido na Alemanha, fora do estudo académico), visto como uma glorificação do mal, e até mesmo julgado como não sendo um documentário de todo.
No ano de 1934 Leni Riefenstahl foi convidada por Hitler para filmar uma conferência/comício de 4 dias em Nurenberga, tendo sido lhe dada ajuda nunca antes vista num único filme. E foi graças à ajuda de Hitler que forneceu a Riefenstahl tanta ajuda, que o filme chegou a ser considerado o mais documentário até então filmado. É lógico que o objectivo de Hitler era fazer uma demonstração do poder que então tinha.
Qualquer que seja a nossa opinião, é inegável a mestria técnica aqui vista. Uma equipa de mais de 170 técnicos foram utilizados nas filmagens (16 equipas de operadores de câmeras), e foram filmadas cerca de 60 de imagens, que foram editadas no final, para a impressão final que resultou num filme com quase duas horas.
Riefenstahl, inevitavelmente tornou-se numa das figuras mais controversas da história. Em entrevistas posteriores ela insistiu que tinha ficado fascinada pelo Nazismo, mas politicamente era ingénua, e ignorava as falhas cometidas na guerra, uma posição que alguns dos seus críticos consideraram rídicula.

Link
Imdb

Sem comentários: