quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Adivinhe Quem Vem Para Roubar (Fun with Dick and Jane) 1977



Dick Harper (George Segal) e a sua atraente jovem mulher (Jane Fonda) estão habituados a uma vida confortável. Acabaram de construir uma piscina em casa quando Dick é despedido inesperadamente, deixando-o com enormes dívidas sobre a casa. Tentam esconder isto dos vizinhos, e cortam nas despesas, mas depressa começa a ser óbvio que viver do subsidio de desemprego os enloquece, e é incerto se conseguem manter a casa. Os dois não vêm outra alternativa senão roubar...
Jane Fonda a mostrar o seu talento para a clássica screwball comedy dos anos setenta, neste filme dirigido por Ted Kotcheff. As linhas entre o certo e o errado, o bom e o mau são alegremente cruzadas nesta sátira aos valores americanos. Todos os sectores da sociedade são atacados com igual prazer. Segal e Fonda triunfam nos seus papéis exibindo um excelente timing cómico. Ao longo dos anos, Segal mostrou-se como um dos interessante talento cómico, principalmente nos anos 60 e 70.
Mas se o filme faz troça da ruína financeira e da desintegração da classe média, não quer dizer de todo que seja uma comédia negra. É interessante como este filme antecedeu a tendência de "downsizing" alguns anos antes deste termo se ter tornado comum. Rimo-nos destas situações, mas no fundo da nossa mente sabemos que não sairíamos melhor.
Alguns anos mais tarde (2005) teve um remake, interpretado por Jim Carrey e Tea Leoni.

Link
Imdb

Sem comentários: