terça-feira, 13 de maio de 2014

Passagem Por Lisboa (Passagem Por Lisboa) 1994



Numa noite de Junho de 1940, na zona portuária de Lisboa, um francês é abatido a tiro e lançado ao Tejo. No dia seguinte na Embaixada Britânica, Ralph, Connie e Jorge, que trabalham na escuta de mensagens alemãs, ficam a saber que a famosa actriz Pola Negri chega a Lisboa nesse dia. Enquanto Jorge vigia no hotel Avenida Palace a velha vedeta do cinema, em Cascais na vivenda Espírito Santo, o inspector Antunes observa o banqueiro em animada conversa com dois ilustres convidados: Primo de Rivera e o duque de Windsor. Jorge conduz, mais tarde, um diplomata inglês a casa de Espírito Santo...
Nos anos 40 Lisboa, pela altura da Segunda Guerra Mundial, Lisboa era um local de passagem entre a Europa e a América. Desde gente famosa, refugiados, espiões, que se cruzavam numa guerra silenciosa entre pró e anti-nazis. (Quem não viu "Casablanca", de Michael Curtiz?). Salazar não sabia para que lado pender, se entrava ou não na guerra, e esta posição acabaria por lhe trazer algumas vantagens. Portugal não entrava na guerra, e Salazar não perdia o poder. Lisboa era nesta altura uma cidade quase mítica, zona neutral da guerra, para onde toda a gente pretende ir.
É deste mundo que Eduardo Geada fala em "Passagem para Lisboa", quase dez anos depois da sua longa-metragem anterior. Uma excelente reconstituição de um tempo de grandes incertezas e opções irreversíveis que se perdiam e ganhavam numa cidade tentacular, romântica e perigosa, ironicamente transformada numa porta de esperança e liberdade da Europa devastada pela intolerância, pela perseguição e pela opressão. O filme só pontos por causa dos fracos valores de produção, típicos do cinema português. Eram necessários mais meios, para mais cenas de exteriores, mais figurantes, mas ainda assim é um filme de época bem interessante.
O elenco mistura actores portugueses com actores estrangeiros, com algumas caras conhecidas do público português, como: Margarida Reis (da série "Claxon"), Guilherme Filipe, Armando Cortez, entre outros. Esta versão é uma TV Rip, e este filmes está pela primeira vez na Internet.

Link
Imdb

Nenhum comentário: