sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Os Desafios (Los Desafios) 1969

Três diferentes histórias com o objetivo de expressar como uma situação que parece normal acabe numa explosão de violência: um pai, actor de renome e dono de uma luxuosa mansão, que teme perder a filha para um soldado americano; um marido adúltero, dono de uma extensa propriedade onde cria touros bravos, sente-se enganado ao descobrir que a esposa também lhe foi infiel; um jovem viajante americano por terras espanholas, decide que a sua viagem e a dos seus companheiros não deve continuar. 
 Colocando um excelente Dean Semlier no centro de cada história independente, este trabalho conjunto de José Luis Egea, Victor Erice e Claudio Guerin, com uma mãozinha de Rafael Azcona no argumento, constrói brilhantemente uma série de temas subjacentes fascinantes, com o dinheiro a ser mostrado como o denotador que dispara todos os personagens para dentro do seu final sombrio. Com o dinheiro sujo, os argumentistas também fazem da dominação masculina um tema central, com cada acto de violência a ser motivado porque cada um dos homens se sente desesperado para manter o "seu lugar", e também com um profundo desejo de exibir a sua veia agressiva de macho, em relação ás mulheres. 
Antes de ser mundialmente reconhecido por filmes como "O Espírito da Colmeia", ou "O Sul", Victor Erice realizou este trabalho, em colaboração com José Luis Egea, e Claudio Guerin, com cada um deles a realizar um episódio. Imperdível. 
Legendas em inglês.


Sem comentários: