sábado, 29 de agosto de 2020

A Prima Angelica (La Prima Angelica) 1974

Luis, morador em Barcelona, um homem solteiro de meia idade, viaja para Segovia depois da morte da sua mãe para tratar do enterro. A tia Pilar leva-o para a sua antiga casa, onde morou quando jovem. Lá, ele encontra a prima Angelica, que foi o seu primeiro amor, e hoje mora com o marido e a filha no mesmo lugar. As lembranças ressurgirão à medida que os seus sentimentos pela prima se confundem com os que tinha antigamente.
Um dos mais sensíveis e importantes filmes de Carlos Saura, filmado em 1974, um dos momentos mais transcendentais da história espanhola, devido ao desastre do franquismo. É um retrato maravilhoso dos efeitos da Guerra Civil espanhola numa família, e do amor que luís sente pela sua prima angélica. A infância, a adolescência de ambos, e o amor proibido, é visto no passado e no presente com uma grande nostalgia. 
Saura cria uma grande história de amor com um pano de fundo histórico, a guerra civil espanhola, e mostra ao público um jogo passional entre a realidade passada e a presente. Concorrendo para a Palma de Ouro em Cannes, acabou por ganhar o prémio do Juri, num ano em que a concorrência era pesada.

Sem comentários: