sexta-feira, 28 de agosto de 2020

El Sopar (El Sopar) 1974

 2 de Março de 1974, foi uma data chocante na história de Espanha. Nesse dia foi executado Salvador Puig Antic, um anarquista militante. Nesse mesmo dia, Pere Portabella reuniu cinco homens que tinham sido presos políticos, num jantar, e na mais absoluta clandestinidade, arriscando a sua pele apenas para filmá-los a falarem sobre as suas experiências na prisão, a greve de fome e a sua luta. 
A proposta deste filme é a abordagem à problemática do preso político em longos períodos de reclusão. Por motivos de segurança as filmagens ocorreram numa casa de campo distante de Barcelona, onde os prisioneiros Lola Ferreira, Narcís Julian, António Marin, Jordi Cunil e Ángel Abadque, que cumpriram condenações, partilharam as suas experiências com a imprensa. O jantar começa  a tratar criticamente a greve de fome, como uma forma extrema de luta, e termina quando a última intervenção de Lola Ferreira deixa os restantes intervenientes sem palavras. 
A resistência anti-Franco num documento fascinante e excepcional (anto no conteúdo como na forma de vanguarda) sobre o fim da ditadura e os acontecimentos anteriores à transição.
Legendas em inglês.

Sem comentários: