quarta-feira, 12 de agosto de 2020

El Extraño Caso del Doctor Fausto (El Extraño Caso del Doctor Fausto) 1969

 
Dr. Fausto é  um estudioso de grande sucesso, embora esteja insatisfeito com a sua vida, a posto de estar disposto a fazer um pacto com o próprio Diabo se necessário, é observado por estranhas criaturas do espaço sideral. De repente, uma estranha e bela mulher aparece na sua vida, mas o seu comportamento anormal fará com que o mundo do Dr. Fausto deslize, lenta e inexoravelmente, para a loucura. 

Vagamente baseado no Dr. Fausto de Goethe, é a segunda longa metragem realizada por Gonzalo Suarez, quando ainda era membro da Escola de Barcelona, Era costume os realizadores deste movimento colaborarem nos filmes uns dos outros, e Suarez já tinha colaborado no argumento de "Fata/Morgana", de Vicente Aranda. É de longe o seu filme mais experimental e bizarro, com um narrador a contar-nos a história como se fosse uma história para dormir, apoiado por um coro que consiste em vozes estridentes. 

Algures entre o barroco psicadélico e a exuberância da pop art, "El Ectraño Caso del Doctor Fausto" respira "Escola de Barcelona" por todo lado, embora em certos momentos também possa recordar a Nouvelle Vague, ou menos o "Édipo Rey" (1967), de Pasolini É um puro exercício experimental, q quintessência do cinema não narrativo, mas também uma sucessão de elementos recorrentes no universo criativo do seu realizador. 

Legendas em inglês.


Link

Imdb


Sem comentários: