segunda-feira, 31 de agosto de 2020
Cria Corvos (Cria Cuervos) 1976
Canciones Para Después de una Guerra (Canciones Para Después de una Guerra) 1976
domingo, 30 de agosto de 2020
Furtivos (Furtivos) 1975
sábado, 29 de agosto de 2020
A Prima Angelica (La Prima Angelica) 1974
sexta-feira, 28 de agosto de 2020
El Sopar (El Sopar) 1974
quarta-feira, 26 de agosto de 2020
O Espírito da Colmeia (El Espíritu de la Colmena) 1973
segunda-feira, 24 de agosto de 2020
Ana e os Lobos (Ana y os Lobos) 1972
domingo, 23 de agosto de 2020
12 Anos de Thousand Movies
É verdade! Faz hoje 12 anos que começou esta aventura dos "thousand movies", primeiro com o My One, depois com o My Two.
Já devem ser poucos desse lado, porque com o tempo foram surgindo outros entretinimentos, mas o que interessa realmente é fazermos aquilo em que acreditamos.
Nada como recordar este vídeo do baú. Espero que esteja tudo bem desse lado, e obrigado a todos.
sábado, 22 de agosto de 2020
Tristana - Amor Perverso (Tristana) 1970
sexta-feira, 21 de agosto de 2020
El Bosque del Lobo (El Bosque del Lobo) 1970
quarta-feira, 19 de agosto de 2020
Cuadecuc, Vampir (Cuadecuc, Vampir) 1971
segunda-feira, 17 de agosto de 2020
O Jardim das Delícias (El Jardín de las Delicia) 1970
sábado, 15 de agosto de 2020
O Cinema Espanhol no Tempo de Franco - Os Últimos Anos do Franquismo
Além dos factores políticos e culturais, certos apectos económicos são cruciais para a compreensão dos últimos anos do Franquismo e a sua política cinematográfica. Por exemplo, um dos maiores escândalos de fraude financeira deste período, o "escândalo Matesa", teve um impacto directo no cinema e nos subsidios para o cinema. De acordo com a política anterior de Garcia Escudero, o Banco de Crédito Industrial concedia 15 por cento dos subsídios do governo, que foram depois bloqueados depois desse escândalo. O estado congelava assim todos os subsídios destinados à produção cinematográfica. A crise económica mundial dos anos 70 teve ainda um impacto mais negativo na produção espanhola. Como resultado desses problemas a industria cinematográfica entrou num período de grave crise, mais percetível entre os anos de 1969 e 1977. Tal como no resto do mundo industrializado, a televisão e o vídeo tornaram-se concorrentes de peso para o cinema, incluindo ainda mais para o declínio deste. A censura também regressava ferozmente, principalmente para realizadores críticos do regime, como Carlos Saura ou Basilio Martin Patino.
Durante este complexo período, Carlos Saura, Basilio Martins Patino, Victor Erice, e José Luis Borau foram considerados as vozes mais fortes de oposição ao regime, os seus filmes exploravam o impacto ideológico do franquismo, e retratavam mundos ideológicos opressores que eram vistos como simbolos de estruturas ditatoriais. Exploravam as implicações da longa ditadura franquista e a sua relação com a sociedade espanhola. O cinema destes homens era bem aceite pelo público intelectual, pelos jovens universitários e pela classe média do período de transição. Durante os últimos cinco anos da ditadura Saura realizou alguns dos seus filmes antifranquistas mais poderosos, como "El Jardin de las Delicias", "Ana y os Lobos", "La Prima Angelica" e "Cria Cuervos". O famoso filme de Erice "O Espirito da Colmeia" é uma crítica em camadas, e poderosa, sobre a ditadura, tecida por densas alusões textuais e o uso criativo do género terror. "Furtivos" de José Luis Borau, é uma exploração convincente de violência autoritarismo e poder. "Canciones para Después de una Guerra" de Basilio Martin Patino questiona a memória histórica através do uso criativo de imagens de arquivo e formas culturais populares do período. Estes são alguns filmes que poderão ver no último capitulo deste ciclo. Mas haverá mais. Já a partir de amanhã.
sexta-feira, 14 de agosto de 2020
Os Desafios (Los Desafios) 1969
A Colmeia (La Madriguera) 1969
quarta-feira, 12 de agosto de 2020
El Extraño Caso del Doctor Fausto (El Extraño Caso del Doctor Fausto) 1969
Vagamente baseado no Dr. Fausto de Goethe, é a segunda longa metragem realizada por Gonzalo Suarez, quando ainda era membro da Escola de Barcelona, Era costume os realizadores deste movimento colaborarem nos filmes uns dos outros, e Suarez já tinha colaborado no argumento de "Fata/Morgana", de Vicente Aranda. É de longe o seu filme mais experimental e bizarro, com um narrador a contar-nos a história como se fosse uma história para dormir, apoiado por um coro que consiste em vozes estridentes.
Algures entre o barroco psicadélico e a exuberância da pop art, "El Ectraño Caso del Doctor Fausto" respira "Escola de Barcelona" por todo lado, embora em certos momentos também possa recordar a Nouvelle Vague, ou menos o "Édipo Rey" (1967), de Pasolini É um puro exercício experimental, q quintessência do cinema não narrativo, mas também uma sucessão de elementos recorrentes no universo criativo do seu realizador.
Legendas em inglês.
terça-feira, 11 de agosto de 2020
Em Três, Um É Demais (Stress-es tres-tres) 1968
Imdb
terça-feira, 4 de agosto de 2020
Cada Vez Que.. Estoy Enamorada Creo que es Para Siempre (Cada Vez Que..) 1968
Link
Imdb
Oscuros Sueños de Agosto (Oscuros Sueños de Agosto) 1968
Imdb
domingo, 2 de agosto de 2020
Nocturno 29 (Nocturno 29) 1968
Link
Imdb