quinta-feira, 31 de outubro de 2019

O Monstro do Espaço (The Quatermass Xperiment) 1955

No interior de Inglaterra um foguetão cai numa quinta e o professor Bernard Quatermass e o inspector da Scotland Yard Lomax chegam ao local para investigar. O foguetão foi lançado pelo professor Quatermass e levava com ele três astronautas, no entanto apenas um é encontrado no foguetão. O astronauta é transportado para uma clinica privada para ficar sob observação, perante os protestos da sua esposa. Mas o astronauta não veio sozinho do espaço, e em breve as coisas irão complicar-se...
O drama televisivo de Nigel Kneale "The Quatermass Experiment", uma série de ficção ciêntifica, tornou-se num fenómeno de audiências quando foi para o ar na BBC durante o Verão de 1953. Dois anos depois, a Hammer Film Productions estava a atravessar um momento delicado na sua história, e precisava de alguma coisa que pudesse dar a volta monetariamente, e alguém sugeriu a adaptação para o grande ecrã para esta série de Nigel Kneale. Houve quem dissesse que este era o momento do tudo ou nada, mas se isso é realmente verdade ou não, não sabemos, mas não há dúvida que explorar o território do terror e da ficção cientifica era, naquele momento, a última cartada para alguém que estava a ficar sem ideias. Com um orçamento de apenas 45 mil libras e um actor de Hollywood com a cotação em baixo, a Hammer acabou por fazer uma boa aposta.
O realizador escolhido para a tarefa foi Val Guest, que em conjunto com Richard H. Landau escreveu o argumento. De um modo geral Guest e Landau fizeram um trabalho competente ao reduzir uma narrativa televisiva de 150 minutos para uma versão cinematográfica de 82 minutos. Por causa de obrigações contratuais com a BBC Kneale não pode contribuir para o tratamento do filme, e no final chegou mesmo a expressar a sua insatisfação com a obra de Val Guest. A sua principal objecção era a escolha do americano Brian Donlevy para protagonista, um actor que tinha feito carreira a interpretar vilões e personagens pesadas por ser um actor forte, mas o que Kneale não parecia perceber era a abordagem diferente do material, e a necessidade de um actor com uma fisicalidade tão absurda. 
O resultado final seria um sucesso estrondoso, e isso acabaria por trazer um novo folego para a produtora britânica, e abrir-lhe as portas para a entrada num território que ainda era inexplorado. A partir daqui, nada seria igual. 

Link
Imdb

Sem comentários: