quarta-feira, 9 de outubro de 2019

La Antena (La Antena) 2007

Era uma vez uma cidade sem voz. Alguém retirou a voz de todos os seus habitantes. Muitos anos se passaram e ninguém parece incomodado pelo silêncio.
Em "la Antena", explora a sua distopia muda de conto de fadas usando todas as estilizações expressionistas monocromáticas do cinema da era silenciosa, não que a "cidade sem voz" esteja completamente quieta, pois enquanto que raramente ouvimos uma voz humana, há barulho, há música e até, nos momentos de suposto silêncio, ouve-se claramente o som das bobines do filme a passarem, como se o que estávamos a ver realmente estivesse a ser mostrado por um velho projector.
E claro, como a citação seguinte sugere, há o texto: "Eles roubaram-nos a voz, mas ainda temos as palavras", como é citado por um personagem. E assim os cidadãos conseguem comunicar-se, lendo os lábios, notas, sinais, correio, e até as legendas uns dos outros (que neste filme têm uma fisicalidade que os torna disponíveis tanto para o espectador como para os outros personagens).
"La Antena" é realizado pelo argentino Esteban Sapir, com um orçamento minúsculo, e desde a sua estreia no início de 2007, foi exibido em inúmeros festivais de cinema fantástico, e não só. A Portugal chegaria ao Motelx de 2008.

Link
Imdb

Sem comentários: