quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Hammer Studios - o Terror Vive Para Sempre

Para qualquer cinéfilo mais atento, a palavra "Hammer" é sinónima de Horror. Mas enquanto a Hammer se tornou mundialmente famosa com as novas versões de Drácula e Frankenstein no final dos anos 50, colocando Peter Cushing e Christopher Lee nos respectivos papéis equivalentes a Boris Karloff e Bela Lugosi, já a produtora tinha muitos filmes produzidos anteriormente. Desta forma a Hammer teve uma sólida formação com a qual seguiu novos interesses descobertos nos filmes de terror sérios, incluindo equipas de trabalhadores regulares e especialistas em métodos económicos de produção.
A partir de certa altura, em meados da década de setenta, os filmes de terror da Hammer receberam uma nova avaliação crítica, e ficou aparente que eles representavam uma espécie de história secreta do cinema britânico, ao lado de coisas tão respeitáveis como os filmes britânicos de Alfred Hitchcock, as comédias da Ealing, ou os dramas do novo cinema britânico. A sua influência noutros cineastas é praticamente incalculável, tanto no próprio país como no exterior, com os americanos "movie brats", por exemplo, a serem grandes fãs. 
O culto continua forte até aos dias de hoje, e há mais de cem filmes que foram realizados no período de ouro da Hammer, que compreende o espaço de tempo entre o final dos anos 50 até meados dos anos 70.
Nesta introdução não me vou aprofundar muito sobre o que é a Hammer, melhor do que as minhas palavras são as imagens, e por isso convido-vos a assistirem a dois magníficos documentários sobre a Hammer, e a seguirem o ciclo pelos dois livros que postarei aqui também:

"Flesh and Blood: the Hammer Heritage of Horror (1994): é um dos melhores documentários sobre a produtora, e podem encontrar aqui a sua história narrada pelas suas figuras mais importantes. 
Descarregar aqui.

Hammer Horror - A Fan Guide (2008) - tal como o próprio nome indica, temos aqui a história da Hammer visto pelos olhos de um fã.
Descarregar aqui.

Livros:
The House of Horrors: The Story of Hammer Films Link
A History of Horrors: The Rise and Fall of the House of Hammer Link


Os filmes seguem-se a partir de amanhã. Serão mais de 30 filmes a serem mostrados por ordem cronológica. Até já.

Sem comentários: