quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Filed of Dogs (Onirica) 2014

Desolado pela perda da sua amada num acidente de carro, o poeta Adam desiste do seu trabalho como professor de literatura para trabalhar num supermercado. No entanto, tudo que ele quer é dormir e fugir da realidade dolorosa. No meio de visões apocalípticas, influenciadas pelas trágicas notícias dos jornais, que incluem a queda do avião presidencial da Polónia, o seu único consolo nestes tempos difíceis é a leitura da Divina Comédia. Entre tanta turbulência, a obra-prima de Dante poderia trazer de volta algum sentido para a vida do poeta.
Realizado por Lech Majewski, um poeta e pintor polaco que já vem a trabalhar no cinema desde o início dos anos 80, em obras como "Basquiat" (1996), onde foi o argumentista e era para ter sido o realizador. Tem vindo a trabalhar no género fantástico já várias vezes, embora o seu trabalho não seja conhecido. Este seria o terceiro filme de uma trilogia feita a partir de obras de arte, depois de "The Garden of Earthly Delights" (2004) e "The Mill and the Cross" (2011).
Para este filme, Majewski inspirou-se nos eventos de 2010 na Polónia, que incluíram um Inverno pesado devido ás cinzas que atingiram a maior parte do país, por causa da erupção de um vulcão islandês, seguido pelo acidente da força aérea polaca que matou a maior parte do parlamento do país. A sua resposta foi pensar como um poeta medieval poderia entender as coisas em termos de destruição apocalíptica.

Link
Imdb

Sem comentários: