quarta-feira, 31 de maio de 2017

Os Imortais (Walker) 1987

William Walker e os seus mercenários entram na Nicarágua em meados do Século XIX para instalar um novo governo através de um golpe de estado. Tudo está a ser financiado por um multimilionário americano que tem os seus próprios interesses no país.
Recusando a esconder-se confortavelmente no passado, Alex Cox faz da sua sátira política uma crítica feroz sobre a intromissão dos Estados Unidos na América Central. Feito durante o apoio de Ronald Reagan aos Contras, este biopic histórico é uma acusção tão reveladora do direito dos Deuses dos Estados Unidos de espalhar democracias falsas que são, na verdade, ditaduras de exploração que apenas beneficiam as empresas americanas. Os ricos e famosos são implacavelmente ridicularizados como idiotas vulgares e cruéis cujo privilégio lhes permite fazer qualquer coisa. Dito isto, Walker é ao mesmo tempo, um herói e um representante desprezível de tudo o que é perigoso, niilista e sombrio sobre todos os poderosos. 
Este filme acabaria por torná-lo persona non grata em Hollywood, e, talvez, defina mais claramente a diferença entre dois pontos diferentes: um que é Cox e a política revolucionária através de Hollywood; no outro é Cox e a sua relação com a máquina de Hollywood. Provavelmente a máquina de Hollywood pode tolerar a política, mas apenas se não ameaçar o sistema. "Walker" ultrapassou claramente esse limite. Se a estética do filme é bem sucedida ou não é um assunto de discussão, mas o fracasso do filme como espectáculo político é fundamental para entender a diferença entre uma atitude punk como uma perspectiva crítica, e o mesmo como uma estratégica de marketing. 
Com brilhantes interpretações de Ed Harris e Peter Boyle, "Walker" também tem o seu mérito como um western, próximo da homenagem ao spaghetti que tinha sido o seu filme anterior, "Straight to Hell". Aqui, o modelo é Sam Peckinpah, o que faz sentido, porque o argumentista Rudy Wurlitzer também escreveu o argumento para "Pat Garret & Billy the Kid", um dos melhores filmes de Peckinpah. A banda sonora de Joe Strummer, amigo pessoal de Cox e fundador da banda The Clash, inspirou-se no trabalho de Bob Dylan no filme acima mencionado, mas também combina vários estilos. 

Link
Imdb 

Sem comentários: