domingo, 14 de maio de 2017

Be Sure to Share (Chanto Tsutaeru) 2009

Shiro tem 27 anos de idade, e é atormentado pelo diagnóstico de cancro terminal ao seu pai. Vemos a relação entre pai e filho, como tomou forma e evoluiu, as dificuldades, e a forma como o pai age como treinador do filho e instrutor. 
Sion Sono é mais conhecido como um provocador, que conseguiu chamar as atenções do Ocidente quando atirou 54 estudantes para o suicídio em "Suicide Club". Desde então foi mantendo a sua reputação com filmes como "Exte", sobre extensões de cabelos assassinas, ou "Love Exposure", sobre Deus, a religião, a Virgem Maria, sexo e pornografia. O que não sabíamos é que Sono também era conhecido como um poeta no seu país de origem, e o lado mais suave da sua personalidade fica bem exposto neste "Be Sure to Share".
Protagonizado pela estrela pop Akira, da banda Exile, numa das suas primeiras representações, pensava-se que seria um desses filmes descartáveis para os fãs da banda, mas Sono transforma este filme numa meditação silenciosa sobre a morte e a relação entre pais e filhos. O pai é interpretado pelo realizador e actor Eiji Okuda. Agora diagnosticado com cancro está preso no hospital, e a sua esposa e filho (Akira), passam os dias a visitá-lo tentando animá-lo. 
Saltando para trás e para a frente no tempo, "Be Sure to Share" não é um melodrama fácil de ser visto, sobre pais e filhos. Sono faz do filme uma espécie de ensaio, colorindo-o com dor, sobre como passamos o tempo a correr uns atrás dos outros sem nunca os alcançarmos. Sobre as pequenas coisas que fazemos todos os dias sem pensar que estes momentos insignificantes compõem as nossas vidas. Talvez este filme parta o coração do espectador, mas Sono recusa-se a objectar um sentimento tão fácil. Quando o filme terminar, vão sentir como se o vosso pescoço tivesse sido partido em dois. 

Link
Imdb

Sem comentários: