sábado, 6 de maio de 2017

Sion Sono

Sion Sono realizou mais de 40 filmes desde 1984, e é um dos realizadores japoneses mais prolíficos, destacando-se entre o mais grotesco, anormalmente erótico e extremamente violento que pode ser encontrado num filme. É um dos realizadores que mais modernizou o género chamado de J-Horror, transformando-o em algo muito próximo do "ero guro", estilo que, além do horror, também inclui eroticismo, corrupção sexual, e a decadência física e espiritual.
Sono também é um poeta consumado, começou a sua carreira ao ganhar uma bolsa nos prémios PIA, uma competição destinada a financiar, produzir a promover filmes de novos realizadores. Tendo obtido financiamento desse festival ele começou a escrever, dirigir e interpretar "Bicycle Sighs" (1990), filme exibido em mais de 40 locais na Europa e na Ásia, estabelecendo-o como um nome importante a seguir.
Há também um elevado número de temas nos seus filmes, a maioria dos quais tendo a ver com os actores com quem filma. Entre os mais distintos estão alguns recorrentes, como Denden, Yoshihiro Nishimuta (6 filmes cada) e Megumi Kagurazaka (5 filmes), que também é a sua esposa. Sono é também conhecido por escolher actores desconhecidos para os papéis principais, e o renascimento de actores afastados da celuloide, com os seus filmes. A sua carreira já ultrapassou as três décadas, aos longo das quais marcou presença em festivais como Berlim, Deauville, Fantasporto, Veneza, Sitges, Toronto, Tribeca, entre muitos outros.
Vamos apanhar este ciclo já numa fase avançada, o ano de 2001, em que realizou o seu primeiro grande sucesso comercial, e talvez o seu filme mais marcante, "Suicide Club". Depois acompanharemos a sua carreira até perto dos dias actuais.
Espero que gostem do ciclo. Bom fim de semana.


Sem comentários: