sexta-feira, 19 de maio de 2017

Himizu (Himizu) 2011

Sumida e a sua colega Keiko são dois jovens de 14 anos que vivem que têm uma existência distópica, onde cada um dos seus pais tem esperança e os encoraja e morrer. Situado nas zonas afectadas pelo tsunami em Maio de 2011, no Japão, cujo cenário é usado como pano de fundo, a história segue a do manga do mesmo nome, em que Sumida luta frequentemente com o seu pai, é abandonado pela mãe, e rejeita qualquer tentativa de aproximação amigável. Eventualmente, mata o seu pai, e de seguida, assumindo que a sua vida está arruinada, tentando melhorar a sociedade matando "pessoas más".  
Originalmente concebido como uma versão bem próxima da fonte original, uma manga de Minoru Furuya, Sion Sono reescreveu o argumento depois do desastre, não só para incluir cenas de destruição, mas também para se apoiar nele para os temas centrais do filme. Talvez tenha sido um pouco oportunista, mas o timing é tudo na vida. Tal como acontece no filme de Spike Lee pós 11/9, "25th Hour", onde a história se passa com um pano de fundo de um evento catastrófico, o resultado aqui é igualmente emocionantemente poderoso. 
Os dois jovens protagonistas têm interpretações notáveis, e o filme não poderia ter funcionado tão bem sem eles. Shôta Sometani lida com o complexo do seu personagem com uma intensidade enorme, combinando os níveis necessários para acompanhar o tom do filme. Apesar do tom sombrio e pesado de desespero e agressão, Sono também consegue imbuir no filme uma mensagem de esperança e inspiração. É um trabalho ousado de puro brilho absolutamente perturbador mas profundamente edificante ao mesmo tempo. É tudo menos directo ou coerente, mas isso nem importa. 

Link
Imdb 

Sem comentários: