quinta-feira, 1 de junho de 2017

Highway Patrolman (El Patrullero) 1991

Este "El Patrullero" não é nenhum Robocop, nem nenhum Mad Max. Na realidade, o filme leva todo o drama de acção policial como uma forma. No México, Pedro Rojas (Sosa) é o patrulheiro da estrada, que vai das suas noções idealistas de aplicação da lei, a uma desilusão amarga com a corrupção que encontra. Dirigido em espanhol pelo renegado realizador inglês Alex Cox, o filme é um estudo de personagem de um homem cuja honestidade inerente o leva a não ser bom. Primeiro conhecemos Pedro (o actor Roberto Sosa aparece em quase todas as cenas) nas suas aulas de patrulhamento fascista. Pedro termina o curso, mas está decepcionado porque o pai não apareceu na cerimónia de graduação, queria que ele fosse médico, e ele acaba por ficar colocado na zona do desolado deserto de Durango. Pouco a pouco ele é vítima do tradicional sistema de subornos, tentando descobrir como não fazer parte de um sistema, ele próprio corrupto. 
1991. A tentar recuperar do fracasso crítico e comercial de "Walker", Alex Cox lançou um pequeno filme de baixo orçamento. Cox vinha a resistir a fazer um policial porque não confiava nessa profissão, mas ficou interessado depois de conversar com um homem que tinha sido policia no México. O que o interessava era o tema da decência a ser corrompida, ou, como diz Cox, "uma história idealista onde o desejo de ser polícia é uma desilusão". 
Como em muitos filmes de Cox, "El Patrullero" está cheio de cameos interessantes, neste caso por actores mexicanos (o caso de Pedro Armendáriz Jr. é o mais conhecido). Com planos longos, e quase sem cortes, Cox segue o patrullero do título, enquanto ele se confronta com a corrupção dos narcotraficantes mexicanos e dos pequenos burocratas. Enquanto a sua sorte vai de mal a pior, o patrullero parece enquadrar-se com a noção de Cox sobre a impossibilidade de qualquer comportamento correcto possa levar a alcançar objectivos dignos. Mas, mesmo neste contexto, Cox faz um apelo humanista para a decência, mesmo quando as circunstâncias o desencorajam.
A circunstância mais saliente nesta história é a relação do México com os Estados Unidos. Os mexicanos exibem uma decência especial, mesmo que sejam abusados pelos vizinhos do norte. Tranquilamente, "El Patrullero" consegue fazer a crítica social que falhara em "Walker". Cox indaga que a violência nascia da ganância capitalista e um império americano delirante, bem como os seus efeitos corrosivos sobre o indivíduo. 
Legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: