domingo, 28 de maio de 2017

Sid & Nancy (Sid and Nancy) 1986

“Sid e Nancy” conta a história verídica de um relacionamento muito estranho, pateticamente infeliz e terrivelmente desastroso de dois indivíduos terrivelmente auto-destrutivos. Vagamente baseado no caso de amor volátil do baixista dos The Sex Pistols, Sid Vicious e a sua groupie americana, Nancy Spungen, o filme começa como qualquer outro romance de conto de fadas – o rapaz conhece a rapariga, as diferenças mantêm-nos separados, mas depressa eles se unem para viver felizes para sempre. Só que esta história começa com uma nota sombria e ficando progressivamente pior. A felicidade para sempre é pura fantasia, algo que em última análise só existe nas suas mentes. Mas, apesar de tudo isto, o amor e o compromisso com o outro é chocantemente genuíno e mais honesto do que o visto na maioria dos filmes de Hollywood.
Alex Cox alcançou o seu sucesso comercial com o seu segundo filme, "Sid & Nancy", e fê-lo sem qualquer compromisso político ou artístico.  Longe de ser um realizador comercial, Cox manteve o seu surrealismo punk na assinatura, enquanto trabalhava no mainstream mais em termos de estrutura narrativa e caracterização. "Sid & Nancy" é a história de um viciado que é saudado como um avatar de autenticidade (no filme representa a rebelião, enquanto as estrelas mais velhas representam decadência e compromisso).
O argumento, escrito pelo próprio Alex Cox e Abbe Wool, está cheio de imprecisões e feito principalmente a partir de conjecturas, mas isto faz parte da intenção de Cox, onde o foco deliberado é apenas sobre os personagens do título, e não sobre a história dos Sex Pistols, o vocalista Johnny Rotten ou o seu empresário Malcolm McLaren. Cox faz um óptimo trabalho ao manter Sid e Nancy como ponto focal em toda a história, enquanto que a música apenas parece surgir em torno deles, como a entrevista de Bill Grundy na TV e a performance da banda no rio Tamisa.
Gary Oldman e Chloe Webb, ambos em inicio de carreira, interpretam os dois protagonistas, e a cantora Courtney Love tem uma pequena participação. 

Link
Imdb

Sem comentários: