segunda-feira, 29 de maio de 2017

A Caminho do Inferno (Straight to Hell) 1986

Um bando de assaltantes de bancos, com uma mala cheia de dinheiro, foge para o deserto para se esconder. Depois de enterrarem o produto do assalto, chegam a uma cidade completamente surreal, onde os habitantes são cowboys viciados em café. No inicio os habitantes da cidade são hostis para os visitantes, mas acabam por aceitá-los depois deles matarem algumas pessoas. A cidade é governada por uma família numerosa, os McMahon, que não ficarão muito satisfeitos com a chegada dos visitantes.
Escrito em três dias e filmado em três semanas, "Straight to Hell" é mais parecido com uma experiência de visualização do que qualquer outra coisa. Parece ter sido um veículo para filmar com uma série de ícones culturais, como Joe Strummer (fundador dos The Clash), Elvis Costello, Jim Jarmusch, Courtney Love, e não esquecer os músicos dos The Pogues. Filmado em Espanha, o filme tenta ser um spaghetti western de avant garde (Alex Cox era um grande fã de spaghetti westerns), com dois gangs rivais a enfrentaram-se um ao outro. "Straight to Hell" poderia ter sido uma excelente oportunidade para homenagear este género. O timing estava certo, e Cox estava anos à frente de Robert Rodriguez, Quentin Tarantino e outros realizadores que se tornaram ironicamente retros na década seguinte. Infelizmente, a parte satírica está demasiado forçada, e apesar de uma belíssima fotografia e alguns momentos inteligentes de homenagem, "Straight to Hell" acabou, como diz o seu próprio nome, por ir ter directamente ao inferno. 
Tal como na maioria dos seus filmes, "Straight to Hell" contém muito mais política do que aparenta. No entanto é diferente dos seus melhores filmes: com cenários numa Espanha empoeirada, que antes pertenceram a um filme de série B de Charles Bronson, Cox criou uma alegoria incoerente, vítima de demasiada espontaneidade na produção, e muito pouca consideração como sustentar uma crítica ideológica.
Apesar de alguns elementos cómicos, "Straight to Hell" era um prelúdio para "Walker", um filme mais sério que Cox realizou pouco depois. Segundo o próprio realizador, o filme teve origem numa tournée que ele organizava com os The Pogues, Joe Strummer, e alguns outros músicos, que viajariam até à Nicarágua para mostrar a sua solidariedade com os Sandinistas. Não conseguiram arranjar dinheiro para os concertos, então, como alternativa resolveram fazer este filme em Espanha, à última da hora, para aproveitar o pouco dinheiro que tinham, e as estrelas do mundo da música. Segundo Cox, é por isso que o filme está cheio de estrelas musicais O título, "Straight to Hell", vem de uma canção dos The Clash, e era suposto ser uma visão punk do spaghetti Western. 

Link
Imdb

1 comentário:

Emanuel Neto disse...

A grande fonte de inspiração de Alex Cox para este filme é o muito violento western-spaghetti "Se Sei Vivo Spara!", de Giulio Questi.