sexta-feira, 16 de outubro de 2015

The Face of Another (Tanin no kao) 1966

A face do cientista Okuyama (Tatsuya Nakadai) foi desfigurada na explosão de um laboratório, e ele agora está coberto de ligaduras. As relações tornam-se tensas, como com a sua bela mulher (Machiko Kyo), que se recusa a ter sexo com ele por causa da sua aparência, embora confesse ainda gostar dele. O seu cirurgião plástico, Dr Hori (Mikijiro Hira), convence-o a fazer uns transplante de uma face de um homem bonito. esta máscara dá-lhe uma razão para voltar para a sociedade, e confrontar os seus velhos conhecidos. Seduz a sua esposa e é bem sucedido, o que o deixa irritado. De um modo muito estranho a sua personalidade começa a mudar, como que influenciada pela sua nova cara, e a sua nova identidade vai trazer-lhe problemas inesperados...
As respostas dadas no filme são bastante perturbadoras. Enquanto ao principio Mr. Okuyama está contente por explorar o mundo ao seu redor, depressa ele começa a sentir uma estranha sensação de liberdade, a partir das convenções, costumes e leis que de outra forma seriam estranhas para ele. É parcialmente motivado por um desejo de saber se poderia ter sucesso nesta duplicidade, e também é motivado pela vingança sexual, atraíndo a sua esposa para um pseudo-adultério, como vingança da sua própria rejeição. 
Está mais do que visto que "The Face of Another" é mais uma variação sobre a natureza da identidade, que Teshigahara vê como fluído para todas as mudanças. Trabalhando novamente a partir de uma história adaptada por Kobo Abe (a terceira colaboração dos dois), Teshigahara mistura melodrama, ficção científica e horror, para explorar as ligações entre o nosso exterior e o nosso interior, mostrando que, ao contrário de Descartes, não só não estão separados, como estão intrinsecamente ligados. Teshigahara destaca esta ligação física/espiritual com uma impressionante variedade de imagens evocativas, em que as superfícies são quebradas, as imagens revelam-se espelhos, e as pessoas estão ligadas por divisórias transparentes. "The Face of Another" antecipa em muitos anos algumas obras de David Cronenberg, tematicamente muito semelhantes, embora mais abjectamente horríveis.
 
Link
Imdb

Sem comentários: