sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Ikebana (Ikebana) 1956

A história e a arte de ikebana, séculos da arte japonesa de arranjos florais, e um olhar para dentro da escola Sogetsu de Ikebana, onde o pai do realizador, Sofu Teshigahara, trabalhou como grande mestre da escola.
Sofu que aprendeu os arranjos florais com o pai, considerando Ikebana uma arte, em oposição à "mera decoração, com a sua escola a ensinar que uma vez que todas as regras são aprendidas e as técnicas dominadas, há um mundo ilimitado para a mais livre expressão pessoal, usando materiais variados, e não apenas flores.
O filme foca-se na forma como Sofu incorpora as estruturas que faz com os arranjos de flores. A combinação resultante tem um poderoso, muito gráfico e masculino, estilo estético dos anos 50. É uma interessante mistura de tradição japonesa e modernismo. Ele é um escultor estético, pela forma como utiliza vários materiais, incluindo madeira, metal e vidro. Sofu surge como um homem intenso, usa roupa funky, e muito do seu trabalho é feito de uma forma muito expressiva.
O documentário em si, é muito convencional em comparação com outras obras mais experimentais do realizador, mas ainda assim é bastante interessante.
Legendado em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: