quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Ako (Ako) 1965

"Ako" é um delicioso estudo de personagem, que segue uma jovem de 16 anos por um período de 24 horas. Uma das melhores coisas sobre "Ako" é que não é preciso saber nada sobre o Japão, e nem é preciso legendas para se ver o filme (embora esta versão tenha). Apenas precisamos de seguir os personagens, e observar como eles interagem uns com os outros, e prestar atenção ao ambiente, se queremos perceber os acontecimentos.
Tal como as suas quatro primeiras longas metragens, esta curta é baseada numa história do argumentista existencialista Kobo Abe, mas é ainda mais implacavelmente abstrato que esses quatro filmes. A idéia é básica e absurdamente simples, seguindo uma jovem chamada Ako desde que ela acorda, o trabalho numa padaria, e uma longa viagem com alguns amigos no seu dia de folga. Mas, dentro dessa história simples, Teshigahara ataca agressivamente a história de todos os ângulos, fragmentando a cronologia, rompendo a lógica e a continuidade da banda-sonora, e apresentando-a menos como uma história do que um fluxo de lembranças e memórias.O filme é uma livre associação de alimentação directamente da mente de Ako.
Uma curta-metragem muito interessante de Hiroshi Teshigahara, que já tinha muita experiência quando da produção deste filme.

Link
Imdb 

Sem comentários: