quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Nang Nak (Nang Nak) 1999

Na Tailândia rural, Mak é forçado a deixar a sua esposa grávida, Nak, para ter de ir lutar para a guerra. Depois de mal escapar à morte, ele regressa para junto da esposa e do filho.  Os habitantes locais sabem que Nak morreu a dar à luz o filho, e que Mak foi enfeitiçado pelo espírito da esposa. Desesperada por ficar com o esposo, o fantasma mata qualquer um que tente avisar o marido.
O filme de Nonzee é baseado numa lenda do folclore tailandês que teve lugar no século XIX, e que tem um lugar santificado na cultura do país. A história tem sido um pilar no cinema tailandês desde o cinema mudo, principalmente graças a uma versão muito famosa chamada "Mae Nak Pra Kanong", lançada em 1958, e mais recentemente uma adaptação do realizador britânico Mark Duffield, chamada "Gost of Nae Nak" (2005). Uma versão para Ópera, escrita pelo compositor Sucharitkul Somtow estreou em 2003. Em Bangkok existe um santuário dedicado ao fantasma e ao seu filho, para quem os curiosos podem oferecer flores, brinquedos e velas.
Rapidamente o filme se tornou num dos mais importantes do movimento da "Thai New Wave", a Nova Vaga Tailandesa, e o filme de Nonzee era uma história verdadeiramente comovente que vinha na sequência de outras história de outros fantasmas amantes do cinema asiático, como "Tales of Ugetsu", "Kwaidan", "A Chinese Ghost Story", entre outros, mas com uma distinta sensualidade tailandesa, com um cenário muito diferente dos filmes referidos atrás, a selva. Uma boa parte dos créditos têm de ir para o director de fotografia, Kittikhun Nattawut, e também para as interpretações de  Intira Jaroenpura e Winai Kraibutr, com o realizador a conseguir criar algumas sequências enervantes e belas. A popularidade do filme transcendeu o próprio país, com o filme a conseguir ser exibido em festivais fora de portas, iniciando assim uma enorme vaga de cinema de terror tailandês.

Link
Imdb

Nenhum comentário: