terça-feira, 27 de outubro de 2015

Re-cycle (Gwai wik) 2006

Uma escritora chamada Ting-yin, que depois de terminar o primeiro rascunho de seu novo livro,"Assombração", simplesmente desiste de escrever e acaba apagando o arquivo inteiro do seu computador. A história, no entanto, parece não querer ir embora e começa a apavorar a sua vida. A escritora começa a ver coisas inexplicáveis, incluindo uma estranha mulher que aparece repetidamente no seu caminho. Logo, ela descobre que existe um plano de uma realidade paralelo ao nosso, que serve como casa para as nossas esperanças esquecidas, sonhos, desejos... e pesadelos.
Enquanto Hollywood obsessivamente fazia remakes dos filmes de gore dos anos setenta, os irmãos Danny e Oxide Pang foram transformando o género de dentro para fora. Este filme voltava a reunir a estrela do seu primeiro sucesso, Angelina Lee, com os dois irmãos Pang. Os irmãos Pang dão-nos vislumbres de um fantasma de cabelos compridos seguindo Ting-yin no apartamento, sugerindo que este filme vai ser mais um rip-off de "The Ring", mas depressa sobe majestosamente para outro nível, com Ting-yin a seguir o fantasma para um mundo paralelo estranho, muito além da nossa realidade. Ela viaja para um mundo de CG de tirar o fôlego, confrontando almas perdidas, objectos assassinos gigantes, uma caverna assombrada por fetos abortados, e hordas de zombies.
Este é um dos raros filmes de terror que faz sucesso com o uso da computação gráfica, conjurada com uma atmosfera opressiva e assustadora. É um mundo assombrado por coisas à muito esquecidas, memórias perdidas, fantasmas senis, objectos descartados. Os edifícios decadentes por onde Ting-yin vagueia têm um efeito no público oriental porque são recriações de marcos outrora famosos, demolidos para abrir caminho para o milagre económico. Enquanto Ting-yin faz amizade com uma menina-fantasma, que detém a chave para revelar um segredo obscuro, os irmãos traçam um paralelo entre as ansiedades reprimidas da nossa heroína e o passado esquecido de Hong Kong.
Esta era uma co-produção entre Hong Kong e a Tailândia, que, em 2007, ganhou o prémio de efeitos especiais no Fantasporto.

Link
Imdb

Sem comentários: