quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Especial Halloween 2015 (1ª Parte) - O cinema de terror da Tailândia

Em meados dos anos 90, a indústria cinematográfica de Tailândia estava pendurada por fios, algures num limbo entre o assalto da televisão e dos filmes importados de Hollywood, conseguindo apenas produzir um punhado de filmes em cada ano. Os realizadores tailandeses começaram a aperceber-se que tinham de virar as regras do jogo e atrair audiências e investimentos (principalmente depois da grave crise asiática) até que em 1997  Pen-Ek Ratanaruang realizava "Fun Bar Karaoke", e Nonzee Nimibutr realizava "Dang Bireley and the Young Gangsters", dando inicio à chamada "Thai New Wave", que teve grande divulgação internamente, e até internacionalmente. Este segundo filme chegou a ser exibido em festivais de Nantes e Vancouver.
Dois anos depois Nonzee continua a sua carreira de sucesso com uma história de fantasmas, "Nang Nak", que ganhou mais reputação graças à vaga de cinema de terror que se fazia sentir um pouco por toda a Ásia, estabelecendo o cinema de terror tailandês como um género viável. A partir daqui apareceram vários outros filmes de terror tailandeses, que facilmente eram importados para o resto do mundo.  
A partir de amanhã, e até ao dia 31 de Outubro vamos alguns destes filmes de terror tailandeses, uns mais conhecido do que outros, mas que demonstram que uma filmografia quase insignificante se pode desenvolver de um momento para o outro, bastando para isso que haja criatividade. Fiquem atentos, depois ainda teremos uma segunda parte do Especial de Halloween 2015. 


Sem comentários: