quinta-feira, 19 de junho de 2014

Terra Distante (The Far Country) 1954



Em 1896 Jeff Webster (James Stewart) vê o inicio da corrida ao ouro de Klondike, como uma boa oportunidade para fazer uma fortuna em carne...e ai de alguém que se meta no seu caminho. Ele dirige um rebanho de gado de Wyoming para Seattle, por navio para Skagway, e (depois de um atraso causado pelo boss da cidade Gannon) através das montanhas para Dawson. Aí, ele e o parceiro Ben Tatum (Walter Brennan) entram eles próprios na corrida ao ouro. Duas mulheres encantadores apaixonam-se por Jeff, mas eles acredita na velha máxima, cada homem por si próprio...
Tal como Bend of the River ou Winchester 73 a narrativa segue por vários caminhos inesperados até ao duelo final, mas é o que menos interessa num filme onde brilham diversas personagens e o tema da civilização a ultrapassar a fronteira. Mesmo numa pequena e isolada comunidade mineira os seus moradores sonham fazer dela uma "verdadeira cidade", com uma escola, uma igreja, e um xerife. Os locais não gostam de Ronda porque ela atrai o tipo errado de pessoas. Ironicamente pretendem que Jeff venha a fazer parte da comunidade, mas este rejeita. Talvez porque ele resista à ideia de a civilização conquistar o Oeste. Tal como Ben aponta, Jeff anda sempre de lado para lado, prometendo um dia assentar, mas nunca o faz. Só quando sofre uma perda muito pessoal decide tomar medidas contra Gannon, e fazer parte da comunidade. John McIntire destaca-se de entre um excelente elenco, trazendo bastante charme para o vilão de serviço, naquele que é provavelmente o seu melhor papel em anos (incluindo o de xerife em Psycho).
O realizador Anthony Mann está no topo da sua forma, mais uma vez, com uma bela fotografia de William H. Daniels, contrastando as montanhas cobertas de neve, com as ruas enlameadas das cidades feias. Mas são os pequenos detalhes, como o sino na sela de Jeff que tornam "The Far Country" memorável. Temos de esperar até aos minutos finais para Mann revelar a importância deste pequeno sino (representará a comunidade?).
Seria a última colaboração entre Mann e o argumentista Borden Chase, que já tinha escrito o argumento para Winchester 73.

Link
Imdb

Sem comentários: