terça-feira, 24 de junho de 2014

Deadly Fight in Hiroshima (Hiroshima Shitô Hen) 1973



A última vez que vimos  Shozo Hirono (Bunta Sugawara), ele tinha se despedido da familia do crime que lhe tinha causado tanta dor e angustia. Em "Deadly Fight in Hiroshima" vamos apanhá-lo na prisão, a fazer amizade com Yamanaka (Seizo Fukumoto), um gangster violento. Não muito tempo depois Yamanaka é libertado, e vai embrulhar-se mo mundo do crime, a Yakuza, cruzando no caminho do brutal Katsutoshi Otomo (Shinichi “Sonny” Chiba). Depois de ser derrotado por Otomo e os seus homens, Yamanaka começa a criar um gang rival, para cumprir vingança, e ganha o respeito pelo boss do crime Muraoka (Hiroshi Nawa).À medida que a rivalidade entre Muraoka e Otomo aumenta, Shozo tenta, em vão, tirar os seus homens do meio do caminho, mas ele já está numa guerra que ameaça dividir Hiroshima.
O primeiro filme dos Yakuza Papers, "Battles Without Honor & Humanity" era uma grande peça de cinema, mas não perfeita. O seu maior problema era dar demasiada ênfase a  Shozo como protagonista. Com um elenco bastante extenso, "Battles" perdia algum fulgor quando Shozo não estava por perto, talvez porque as restantes personagens não eram tão importantes. "Deadly Fight in Hiroshima" rectifica este problema, fornecendo não um, mas três personagens centrais. Shozo está de volta, continua a ser uma personagem importante na história, mas o tempo que passa no ecran é muito mais reduzido. Por outro lado, temos Yamanaka, à volta de quem gira muita acção, e que é interpretado com grande intensidade por Fukomoko. Com a história de Shozo em segundo plano, Fukasaku traz-nos a história de mais um recém chegado à Yakuza, que aprende que a vida de gangster não é fácil em Hiroshima. A jornada de Yamanaka vem com um toque de tragédia com as suas esperanças de um futuro com a sobrinha de Muraoka ( (Meiko Kaji, de Lady Snowblood) a desaparecerem à medida que ele mergulha no submundo do crime.
Mas a grande estrela do filme é o mafioso de Sonny Chiba. A interpretação de Chiba é a própria definição da desinibidade, saltando pelo ecrã com uma enorme sede de sangue, e uma alegria maníaca.  Katsutoshi é o máximo de frenético que poderia ser, um homem raramente visto sem os seus óculos escuros, ou o seu chapéu de "badass", além de passar a maior parte do tempo a esfaquear, ou a disparar contra as pessoas. 
 "Deadly Fight in Hiroshima" é uma das raras sequelas que realmente avança com a história, ao invés de usar a mesma premissa. Sozinho, é um filme intenso e animado, mas para a série a que pertence, deixa-nos ansiosos para ver o que vem a seguir.
Legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: