terça-feira, 10 de junho de 2014

Contos Cruéis da Juventude (Seishun Zankoku Monogatari) 1960



Kiyoshi é um jovem mal-humorado que trata as mulheres como objectos. Makoto é uma jovem que está a passar pelo seu despertar sexual. Ela e as amigas aceitam boleias de homens mais velhos, embora afirmem que não seja mais do que diversão, e não pretendam ter algo sério com eles. Kiyoshi e Makoto conhecem-se quando ele a salva de um desses homens de meia idade, quando este tenta abusar dela. Apesar de se tratarem de forma abusiva, começam uma relação que os lava até aquilo que eles chamam de amor, mas que parece mais como uma dependência emocional, e uma vontade de se rebelarem contra a sociedade tradicional.
Um filme que ilustra a disconexão entre a juventude rebelde e as influências inconscientes que ajudaram a moldar a cultura japonesa nos anos 60. Era uma altura de reconstrução do pós-guerra e uma geração de jovens que estava preparada para definir os padrões do seu próprio mundo. Pela sua exuberância juvenil, os personagens de "Contos Cruéis da Juventude" são incapazes de escapar à influência Ocidental, para preencher o vazio cultural deixado por uma rejeição reacionária, de todas as coisas pré-modernas. Eles, essencialmente, selam o seu próprio destino, adoptando estereótipos da cultura pop, dos filmes americanos, e da música americana, para tentar criar uma identidade própria. Há uma ironia profundamente enraizada na rebelião dos jovens, que neste filme não podem ver as consequências fatalistas de noções românticas da cultura ocidental com a natureza delicada e impressionável de uma sociedade em fase de reconstrução. 
Oshima compreendia o mundo onde estes jovens viviam. Tinha apenas 28 anos, e o seu idealismo era temperado pela natureza pensativa que podia encontrar as contradições em ambos os lados da barricada, e possui duas filosofias aparentemente opostas, simultaneamente, e sentia a alienação entre as gerações mais velhas e o movimento estudantil. Por isso este filme é geralmente considerado o "à Bout de Souffle" do cinema japonês.
Legendas em inglês.

Link
Legendas
Imdb

Sem comentários: